Avaliações

SEGUNDA SÉRIE = TERCEIRO ANO
1º BIMESTRE
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

O MACACO E O COELHO

UM MACACO E UM COELHO FIZERAM A COMBINAÇÃO DE UM MATAR A BORBOLETAS E O OUTRO MATAR AS COBRAS. LOGO DEPOIS O COELHO DORMIU. O MACACO VEIO E PUXOU-LHE AS ORELHAS.
__QUE É ISSO? – GRITOU O COELHO ACORDANDO DE UM PULO
__O MACACO DEU UMA RISADA.
__AH! AH! PENSEI QUE FOSSEM DUAS BORBOLETAS.
O COELHO DANOU COM A BRINCADEIRA E DISSE LÁ CONSIGO: “ESPERE QUE TE CURO”.
LOGO DEPOIS O MACACO SE SENTOU NUMA PEDRA PARA COMER UMA BANANA. O COELHO VEIO POR TRÁS, COM UM PAU, E LEPTE! PREGOU-LHE UMA GRANDE PAULADA NO RABO.
O MACACO DEU UM BERRO, PELANDO PRA CIMA DE UMA ÁRVORE A GEMER.
__DESCULPE AMIGO! – DISSE LÁ DE BAIXO O COELHO.
__VI AQUELE RABO TORCIDINHO EM CIMA DA PEDRA E PENSEI QUE FOSSE COBRA.
FOI DESDE AÍ QUE O COELHO DE MEDO DO MACACO VINGAR-SE PASSOU A MORAR EM BURACOS.

MONTEIRO LOBATO

A) LEITURA:...........
B) INTERPRETAÇÃO PELO DESENHO
C) TRABALHANDO COM O TEXTO:

1- QUAL O TÍTULO DO TEXTO?
R.:...............................................................................................................................
2- QUEM É O AUTOR DESSA HISTÓRIA?
R.:...............................................................................................................................

3- ESSE TEXTO É:
( ) UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS
( ) UMA RECEITA
( ) UM TEXTO NARRATIVO
( ) UM POEMA

4- O MACACO E O COELHO FIZERAM UMA COMBINAÇÃO:
O MACACO IA MATAR AS ..................................
O COELHO IA MATAR AS ...................................

5- PORQUE O COELHO PASSOU A MORAR EM BURACOS?
R.:..........................................................................................................................

D) ESCREVA PALAVRAS QUE RIMAM COM:
COMBINAÇÃO:.....................................................................................................
MORAR:.................................................................................................................
TORCIDINHO:.......................................................................................................
COMER:................................................................................................................

E) COLOQUE AS PALAVRAS EM ORDEM ALFABÉTICA:
1- MACACO – COELHO – ESPEROU – RABO – MEDO – COMBINAÇÃO
...............................................................................................................................
2 – PEDRA – ÁRVORE – COBRAS – SENTOU – ORELHAS – PAU
...............................................................................................................................


F) ACRÓSTICO DE FRASES:
M................................................................................................................................................................................................................................
A................................................................................................................................................................................................................................
C................................................................................................................................................................................................................................
A................................................................................................................................................................................................................................
C................................................................................................................................................................................................................................
O................................................................................................................................................................................................................................

G) CAÇA-PALAVRAS:
BRINCADEIRASTJ
OGGOGJXKSJKLV
RYORECX MATARBM
BSQALRY AZXYIOB
ODHJHZC CCPEDRA
LSGCOBR ASAHXFD
EBANANA CDFUSRJ
TSHKTVF OFBHJJE
ARVORED JÇCJYKJ
SSHKTJDBURACOT

H) ESCOLHA DUAS PALABRAS E FORME FRASES:
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2° bimestre
Avaliação de Língua portuguesa

1) Leia o texto e responda as questões abaixo:

O sonho do balãozinho

Certo dia um balãozinho caiu no jardim da casa de Zezé numa noite fria de junho.
O balãozinho era azul, todo azul! A garotada o batizou de “ Balãozinho Azul”.
Mas o balãozinho Azul vivia triste, sempre triste. Ele tinha um sonho. Ele queria subir alto, ir até as estrelas.
Até que chegou a alegre noite de São João. A garotada corria pra lá...pra cá...Cida levou doces para a barraquinha. Bete levou lenha pra a fogueira. Marcelo e Renato colocaram bandeirinhas. A festa estava tão animada!
Todos gritavam e dançavam perto da fogueira. Comiam doces, pipocas e canjica. Só o Balãozinho Azul estava triste. Ele queria subir alto, muito alto.
De repente, um ventinho frio e manso começou a levar o balão para cima.
__Que alegria! Viva São João! Estou subindo! – gritava ele.
E subiu tanto, que chegou ao céu e virou uma estrelinha. Uma estrelinha azul que brilha todo ano, na noite de São João.


a) Esse texto é:
( ) uma carta
( ) uma história em quadrinhos
( ) uma receita
( ) narrativo
( ) uma notícia

b) Quantos parágrafos têm o texto?

( ) 15
( ) 8
( ) 7
( ) 4

c) Qual é o principal personagem da história?

( ) a garotada
( ) Zezé
( ) o Balãozinho Azul
( ) Marcelo

d) Qual era o nome dele? Por quê?

( ) Balãozinho Azul, porque tinha caído numa lata de tinta.
( ) Balãozinho Azul, porque era todo azul.
( ) Balãozinho Azul, porque ele queria ser azul
( ) Balãozinho Azul, porque sempre ficava azul de raiva.

e) Quem ajudou o balãozinho a ficar alegre?

( ) Bete, Cida, Marcelo e Renato
( ) Zezé
( ) São João
( ) Um ventinho

f) O que aconteceu com o balãozinho?

( ) Chegou ao céu e virou uma estrelinha azul que brilha todo ano na noite de São João
( ) Caiu do céu e virou uma estrelinha azul que brilha todo ano na noite de São João.
( ) Virou uma pipa colorida e saiu voando para o céu.
( ) Transformou-se num foguete e foi para o espaço.


g) Qual era o sonho do balãozinho?

( ) Ele queria virar uma pipa.
( ) Ele queria subir alto e ir até as estrelas
( ) Ele queria ser um menino de verdade.
( ) Ele queria cair numa mata.

2) Leia um trecho da quadrilha e reescreva utilizando a norma culta:



ATENÇÃO PESSOAR
VAMU CUMEÇA NOSSA QUADRIA
DAMA PRUM LADO E CAVAIEIRO PRU OUTRO

[...]

E AGORA CADA UM PEGA SEU PAR
AS MUIÉ PEGA NA SAIA
US HOME PEGA NAS MÃOS DAS MUIÉ
I VAMU FAZE U CAMINHO DA ROÇA

................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

3) Dona Sônia quer fazer uma festa junina, vamos fazer uma lista
das 10 coisas mais importantes que tem numa festa para que ela não
esqueça:
1.................................
2.................................
3.................................
4.................................
5.................................
6.................................
7.................................
8.................................
9.................................
10.................................

4) Leia o texto abaixo e responda as questões:

Bolo de fubá com coco

Ingredientes:
4 ovos
3 xícaras de (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de sal
3 xícaras (chá) de leite
9 colheres de (sopa) de fubá
1 colher (sopa) de fermento
2 xícaras (chá) de coco ralado

Modo de fazer:
Bater todos os ingredientes em uma tigela grande e levar ao forno para assar em forma untada e polvilhada.
a) O texto é:
( ) uma música
( ) um bilhete
( ) um convite
( ) uma receita
( ) uma bula

b) As medidas usadas na receita foram:
( ) xícara – colher
( ) prato – copo
( ) copo – xícara
( ) prato – colher

c) Se eu fosse fazer dois bolos igual quantos ovos eu usaria?
( ) 4 ovos
( ) 16 ovos
( ) 8 ovos
( ) 2 ovos

d) A receita é um bolo de:
( ) coco e cenoura
( ) fubá com coco
( ) coco e chocolate
( ) cenoura com chocolate

5) O trecho abaixo é da música capelinha de melão, ela foi escrita com falhas. Copie separando as palavras e pontuando quando necessário:

CAPELINHADEMELÃOÉDESÃOJOÃOÉDECRAVOÉDE
ROSAÉDEMANJERICÃOSÃOJOÃOESTÁDORMINDONÃOACORDENAÕACORDAIACORDAIACORDAIJOÃO
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6) Faça um diálogo entre dois caipirinha em forma de história em quadrinhos:


AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO 2° BIMESTRE --- OBS.: A CALENDÁRIO, A TABELA, O DINHEIRO E O GRÁFICO NAO APARECERAM, MAS ESTÁ COMO IMAGEM NO INÍCIO...

EMEF – Koei Arakaki.
Fernandópolis,.........de junho de 2010.
Nome:...........................................................................................3° ano ........

2° Bimestre


Avaliação de matemática


1)Escreva em cada quadrinho os números que serão ditado:





2) Compare os dois números e pinte somente o que for maior:
a) b) c) d)
126 162 410 401 560 506 890 980

3) Coloque os números abaixo em ordem crescente ( do menor para o maior)
120 - 28 - 410 -230 - 540 - 760 - 220 - 198 - 357 - 450

......................................................................................................
4)Descubra a seqüência e continue:
a) 145 – 150 – 155 - ____- ____ - _____
b) 115 – 118 – 121 - ____ - ____ - _____
c) 116 - 120 – 124 - ____ - ____ - _____


5) Quando temos que fazer um cheque escrevemos os números como se lê. Escreva-os.
254:...............................................................................................
346:...............................................................................................
472:...............................................................................................
583:...............................................................................................



6) Observe o calendário.

SETEMBRO
D S T Q Q S S
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30

Responda:
a)De que mês é esse calendário?
R.:.......................................................................................................................................................................................................

b) Quantos dias têm esse mês?
R.:......................................................................................................................................................................................................

c) Em que dia da semana é o primeiro dia do mês?
R.:.......................................................................................................................................................................................................

d) O que significa a letra D do calendário?
R.:.................................................................................................

7) Na carteira do papai tem tem as cédulas e as moedas abaixo:




Ele foi ao jornaleiro e gastou todo o dinheiro que tinha, marque o valor que ele gastou:

( ) oito reais
( ) nove reais
( ) nove reais e cinqüenta centavos
( ) sete reais e cinqüenta centavos

8) Vamos trocar dinheiro:

=
=
=
=

9) Marcelo foi à uma loja de brinquedos com 10 reais. Observe a tabela e responda:



TABELA DE PREÇOS
BRINQUEDO PREÇO
BOLA R$ 8,00
CARRINHO R$ 3,50
QUEBRA-CABEÇA R$ 2,00
PIÃO R$ 4,00
PATINETE R$ 15,00
TRENZINHO R$ 10,00
a) Qual o brinquedo mais caro?
R.:.................................................................................................
b) Qual o mais barato?
R.:.................................................................................................
c) Marque as possibilidades que Marcelo tem para comprar:
( ) um trenzinho
( )uma bola e um carrinho
( )um patinete
( )um carrinho, um pião e um quebra-cabeça
( )uma bola e um quebra-cabeça
9) Na turma de Carlos a professora perguntou: “Qual é o sabor predileto de sorvete?”
observe o gráfico e responda:








a) Qual foi o sabor mais votado pela turma?
R.:.......................................................................................
b) Qual foi o sabor menos votado?
R.:.......................................................................................
c) Quantos alunos votaram?
R.:........................................................................................
10) Uma costureira gasta 58 metros de fita numa fantasia. Quantos metros ela gastaria para fazer 5 fantasias iguais a essa?



11)A banca de revista do senhor |Luiz recebeu 197 jornais. Vendeu 65. quantos jornais não foram vendidos?



12) Numa livraria há 441 livros de Língua Portuguesa e 385 livros de Matemática. Quantos livros há ao todo na livraria?



13) Durante seu aniversário, Tiago irá repartir igualmente 84 docinhos entre 4 amigos.Quantos docinhos receberam?



14) Rogério distribuiu 75 chaveiros em 3 caixas. Quantos chaveiros ficaram em cada caixa?




15) Um aquário tem 280 peixinhos azuis e 156 peixinhos amarelos. Quantos peixinhos azuis há a mais que amarelos?




16) Rui vai guardar seus brinquedos em 5 caixas. Em cada caixa vai colocar 15 brinquedos. Quantos brinquedos ele tem?



17) Augusto tem 3 saquinhos de birocas. Cada saquinho tem 56 birocas. Ele deu 24 para seu irmão. Com quantas birocas Augusto ficou?